Tiago Splitter fora por até cinco semanas

Tiago Splitter machucado. Fora de 3 a 5 semanas

Stephen Jackson observa ex-companheiro caído (Foto: Spurs Nation)

O brasileiro Tiago Splitter saiu de quadra lesionado na vitória de sábado (4) sobre o Los Angeles Clippers por 116 a 92. O lance aconteceu após um choque com o também pivô Ryan Hollins já no último quarto da partida. Neste domingo (5), o catarinense passou por um exame de ressonância magnética e foi constatado um pequeno deslocamento no ombro direito. O problema tirará Splitter das quadras de três a cinco semanas, o que é preocupante.

Duríssimo! Será uma grande perda para nós. Ele tem jogado bem durante o ano todo (Tim Duncan sobre Tiago Splitter)

Tim Duncan está certo. O camisa 22 é hoje peça fundamental no esquema de Gregg Popovich. Sem ele, a defesa embaixo da cesta fica bastante prejudicada. Com médias de 8,6 tentos (FG: 55,1%; FT: 67,7%) e 6,2 rebotes na temporada até aqui, a estatística que mais impressiona é a de pontos permitidos por cada cem posses de bola. Tiago permite apenas 93,3 pontos neste quesito, número que o coloca como líder da equipe e um dos tops entre toda a NBA.

Essa imponente presença defensiva será sentida na ausência do pivô. Para substituí-lo, o Coach Pop terá que dar mais minutos a Jeff Ayres e Aron Baynes. Baynes é promissor e de vez em quando faz bons jogos (veja os highlights dele no triunfo sobre o Toronto Raptors mês passado). Ayres, no entanto, é um pesadelo para qualquer torcedor. Ele é esforçado, raçudo, mas tecnicamente é péssimo. Além da dupla, o Spurs também precisará do contestado Matt Bonner, que perdeu espaço neste ano, e do francês Boris Diaw, melhor entre todos os nomes citados.

Como vocês podem ver, o San Antonio Spurs sofrerá um bocado para se adaptar à perda do brasileiro. Popovich, por sua vez, terá que quebrar a cabeça para encontrar o equilíbrio do time novamente. Se eu fosse o treinador, daria mais oportunidades para o australiano Baynes em detrimento de Jeff Ayres e elevaria consideravelmente os minutos de Boris Diaw. Outra possibilidade é colocar Kawhi Leonard como ala-pivô por mais tempo e deslocar Tim Duncan para o pivô. Há muitas alternativas que devem ser testadas ao longo da próxima semana e nosso técnico certamente conseguirá encontrar o balanço ideal.

9 Respostas para “Tiago Splitter fora por até cinco semanas

    • Ontem contra o Grizzlies ele não comprometeu. Mas no geral acho ele bem ruim. Assim cara: defensivamente ele é ok, o cara tem vontade, raça e tal. Mas ofensivamente ele é bem ruim mesmo. Não que o Spurs necessite dele no ataque, mas ele tem umas jogadas bisonhas.

  1. Pingback: Quebrando o galho | Destino Riverwalk·

  2. Pingback: Vídeo: mais um rolinho de Ginobili | Destino Riverwalk·

  3. Pingback: Leonard fora por até um mês; Spurs busca reforço | Destino Riverwalk·

  4. Pingback: Leonard fora por até um mês; Spurs traz reforço | Destino Riverwalk·

  5. Pingback: Finalmente boas notícias | Destino Riverwalk·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s