O possível novo draft da NBA

Para o bem da liga, loteria deve acabar

Para o bem da liga, loteria deve acabar

Há alguns dias o excelente Grantland publicou uma matéria sobre a provável mudança que ocorrerá no draft da NBA nos próximos anos. O site obteve uma cópia da nova proposta, que ainda engatinha, é bem verdade, mas que deve dar fim à contestada loteria. O objetivo é simples: acabar com o tanking, prática utilizada por algumas equipes para conseguir melhores escolhas no recrutamento.

O que é tanking?

tanking nada mais é do que a abominável prática de perder propositalmente para ter mais chances na loteria. É claro que isso tudo é feito de forma discreta, afinal, nenhum atleta entrega um jogo assim deliberadamente (alguns talvez). Há muitas maneiras de se perder intencionalmente sem comprometer a integridade moral dos jogadores. Quem nunca viu uma troca absurda no meio do campeonato? E o técnico que coloca aquele atleta que poderia fazer a diferença em quadra no banco no final partida?

Como a NBA pretende acabar com o tanking?

O provável novo draft, como disse acima, acabará com a loteria, que premia atualmente as franquias com as piores campanhas da temporada regular. A NBA conta hoje com 30 times e cada um deles teria direito à primeira escolha uma vez a cada 30 anos. O mesmo funcionaria com o restante das escolhas. Por exemplo: suponhamos que o San Antonio Spurs seja o primeiro a recrutar em 2020. Em 2021, os texanos pegariam a 30ª escolha, depois a 19ª, e assim por diante – até finalmente, em 2050, voltarem a selecionar em primeiro lugar. A imagem abaixo ajuda a entender o sistema (reparem que as escolhas de um a seis têm importância destacada e ficam estrategicamente posicionadas):

Imagem sobre o novo draft da NBA

Como o Spurs se beneficiaria com o novo draft?

É difícil afirmar quais equipes se dariam bem com a nova proposta, mas é possível imaginar. Um desses times certamente seria o San Antonio Spurs. O modelo de gerenciamento dos texanos é considerado exemplo dentro da NBA e é bastante admirado. No entanto, o draft modernizado coincidirá com o rebuild da franquia. Equipes nessa fase tendem a ficar entre o meio e o final da tabela e, por consequência, pegam vagas melhores no recrutamento. Ainda que perca tal ‘benefício’, a diretoria alvinegra vem construindo uma base sólida o suficiente para sobreviver às aposentadorias de Tim DuncanManu Ginobili e Tony Parker. Acredito que o novo draft será justo para todos e premiará a competência daqueles que souberem se planejar.

Quando o novo draft entrará em vigor?

É importante ressaltar que a proposta está em estágio inicial e que talvez nunca saia do papel, portanto, se realmente for aprovada, só deverá entrar em vigor no final desta década ou começo da próxima. Outro fator a ser levado em conta é o seguinte: o novo draft só passaria a contar quando os times zerarem as escolhas pendentes que ganharam a partir de trocas, ou seja, se uma franquia negociou um jogador e na troca recebeu uma escolha de 2018, a liga teria que esperar isso acontecer para depois implantar o sistema.

5 Respostas para “O possível novo draft da NBA

  1. Legal a idéia, eu gostei, se bem que com o tino que nossos GM’s tem acho que independente do top 10 as escolhas serão úteis, outro dia tava jogando um 2k14 e dando uma bisbilhotada nas fichas dos jogadores, não fazia idéia que Parker e Ginobili foram escolhas acima do 20º pick, isso é que eu chamo de enxergar adiante!

    • Pois é cara. Mas tem um motivo pra isso. Quando foram draftados ambos eram apenas bons prospectos. Eram jovens e ninguém sabia o que eles poderiam produzir na NBA. Mesmo o Parker chegou à liga muito cru, só com o tempo que ele acabou sendo moldado pelo Pop.

  2. Belo post camarada, eu particularmente acho q ficaria muito estático. Se a segunda rodada fosse invertida, isto é, o primeiro selecionaria em 30º na segunda rodada e quem selecionou em 30º na primeira ficasse com a 1ª escolha da segunda rodada já seria bem mais equilibrado.

    Abraços

  3. O problema aqui seria uma espécie de tank invertido. por exemplo, imaginem um atleta como LeBron James, badalado pra ser o primeiro do Draft ainda no High School. Sabendo que um time desorganizado e historicamente ruim, como Cavs, Raptors, Kings ou outro teria a primeira escolha, e que no próximo ano seria a vez de franquias vencedoras, como Spurs ou Lakers, será que esses jogadores se canditariam ao Draft?

    Outra dificuldade que surgiria seria nas trocas entre as franquias. Hoje envolve-se muito escolhas de Draft. Uma franquia negocia sua escolha de Draft daqui a 2 ou 3 anos. no modelo atual ninguém sabe em que posição aquela pick estará. Mas já sabendo que seria uma pick #1 ou #2, dificilmente os times colocariam escolhas de Draft na troca. O contrário também é verdade. Hoje é interessante aceitar escolhas de Draft dos times no início da reconstrução, mesmo que sejam de 2 ou 3 anos à frente, pois a chance de essas escolhas seriam picks altas é interessante. Mas dificilmente alguém vai querer uma escolha de primeira rodada se souber que ela será apenas a 26, 27 e assim por diante. Acho que haveria menos trocas na liga.

    • Talvez houvesse menos trocas, mas acho que as trocas seriam mais pensadas e por consequência teriam mais qualidade. Quanto ao seu primeiro argumento, discordo dele em partes. Acho que poderia sim haver o tank inverso, mas apenas para o cara que tivesse certeza que seria o primeiro. Num draft com LeBron James tudo bem, é certeza que o cara vai ser o primeiro, mas e num draft como o desse ano que foi totalmente no escuro? Seria impossível os jogadores fazerem tank inverso porque tava muito dividido os rumores sobre a primeira escolha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s