Planejando o futuro

Preparando o adeus...

Preparando o adeus…

Há algum tempo fala-se em reconstruir o San Antonio Spurs, comenta-se sobre a idade avançada dos principais atletas e tudo mais. Acontece que nos últimos anos a equipe se reinventou e voltou a brigar pelo título, fator que atrasou o rebuild mode da franquia. No entanto, com a aposentadoria batendo na porta de Tim Duncan e Manu Ginobili, é inevitável começar a planejar o futuro após a saída desses jogadores.

Timmy e Ginobili têm vínculo até 2015 e penduram os tênis depois disso. Na prática, o Spurs tem apenas um contrato garantido para o início da temporada 2015-16, o do brasileiro Tiago Splitter. Mesmo que Tony Parker (free agent em 2015-16) e Kawhi Leonard (Qualifying Offer em 2015-16) renovem por mais alguns anos, San Antonio terá dinheiro de sobra para investir a partir daí. 

Pensando nisso, fiz uma pequena lista de nomes que eu gostaria de ver com a camisa do Spurs no futuro em ordem de preferência. Vejam a seguir:

Foto: Kevin Durant

1. Kevin Durant
Contrato atual (no último ano): $21,2 mi em 2015-16
Status:
agente livre em 2016-17
Idade ao final do contrato: 28 anos

O camisa 35 do Oklahoma City Thunder é meu atleta preferido para dar continuidade ao legado de Tim Duncan. Kevin Durant tem a cara do San Antonio Spurs, é reservado, reclama pouco e se daria muito bem com Gregg Popovich – isso se o Coach Pop continuar à frente do time em 2016. Durant será um agente livre cobiçado, principalmente por franquias poderosas, como Los Angeles Lakers e Boston Celtics. San Antonio, por se tratar de um mercado menor, talvez corra por fora, mas pode pesar o fato de KD ter atuado pela Texas University.

Foto: LeBron James

2. LeBron James
Contrato atual (no último ano): $21,1 mi em 2015-16
Status: player option em 2014-15; player option em 2015-2016; agente livre em 2016-17
Idade ao final do contrato: 32 anos

Se ficar em South Beach até 2016, LeBron James terá 32 anos quando virar free agent. Ainda será um dos melhores atletas da liga, sem dúvidas, mas estará numa fase de declínio profissional. Provavelmente tentará ir para uma equipe já pronta e com chances de título. Duvido que o Spurs seja um desses times em 2016.

Foto: Anthony Davis

3. Anthony Davis
Contrato atual (no último ano): $9,1 mi em 2016-17
Status: qualifying offer em 2016-17
Idade ao final do contrato: 
23 anos

O Anthony Davis de hoje me lembra um pouco do Tim Duncan do início da década passada. No mundo ideal ele seria o sucessor perfeito para o camisa 21, mas o New Orleans Pelicans fará de tudo para mantê-lo em 2016. Davis possui uma Qualifying Offer em seu contrato e o Pelicans certamente exercerá o direito de cobrir qualquer oferta que tiver pelo ala-pivô.

Foto: DeMarcus Cousins

4. DeMarcus Cousins
Contrato atual (no último ano): $15 mi em 2016-17
Status: agente livre em 2017-18
Idade ao final do contrato: 
27 anos

Talvez o melhor pivô da NBA no momento, DeMarcus Cousins cairia bem em qualquer equipe que precise de uma presença imponente embaixo da cesta. Cousins, todavia, acabou de renovar com o Sacramento Kings por uma quantia expressiva ($62 mi por quatro temporadas) e só estará disponível novamente em 2017. Se o Spurs sofrer para se ajustar até lá, pode ser um nome interessante.

Foto: Andre Drummond

5. Andre Drummond
Contrato atual (no último ano): $4,4 mi em 2016-17
Status: qualifying offer em 2016-17
Idade ao final do contrato: 
23 anos

Andre Drummond tem um porte físico impressionante e no futuro será um dos pivôs mais disputados da liga. Como foi recrutado há pouco tempo, seu contrato com o Detroit Pistons é longo e ainda conta com uma Qualifying Offer. Tirá-lo de lá vai ser quase impossível, sem falar que a concorrência por seus serviços deverá ser enorme.

Foto: Klay Thompson

6. Klay Thompson 
Contrato atual (no último ano): $6,1 mi em 2015-16
Status: qualifying offer em 2015-16
Idade ao final do contrato: 
25 anos

Klay Thompson vem crescendo vertiginosamente com a camisa do Golden State Warriors. O ala é um scorer quase completo, tem bom tiro de três pontos e está selecionando seus arremessos cada vez com mais qualidade. Cairia bem como coadjuvante de uma grande estrela. Acho improvável que chegue ao nível de um franchise player.

Foto: Greg Monroe

7. Greg Monroe
Contrato atual (no último ano): $5,4 mi em 2014-15
Status: qualifying offer em 2014-15
Idade ao final do contrato: 
24 anos

A exemplo de Andre Drummond, Greg Monroe faz parte do novo e promissor time do Detroit Pistons. Como disse lá em cima, acredito que o Pistons fará de tudo para segurar a dupla. Monroe é mais versátil e completo que o colega de área pintada, embora tenha, no meu ponto de vista, menos potencial. Gostaria de vê-lo no Spurs? Claro, mas com a grana que precisará ser desembolsada para tê-lo creio que há alternativas melhores no mercado.

Foto: Kevin Love

8. Kevin Love
Contrato atual (no último ano): $16,7 mi em 2015-16
Status: agente livre em 2016-17
Idade ao final do contrato: 27 anos

Tenho minhas dúvidas quanto ao perfil de Kevin Love para liderar uma franquia ao título. Paga-se por ele o preço de um franchise player, mas será que vale o investimento? De qualquer maneira, Love sabe pontuar com extrema facilidade e é excelente reboteiro. Talvez ao lado de outra estrela e dentro de um contexto funcione bem.

Foto: Nikola Vucevic

9. Nikola Vucevic
Contrato atual (no último ano): $4,07 mi em 2015-16
Status: qualifying offer em 2015-16
Idade ao final do contrato: 25 anos

Cresceu demais no Orlando Magic e hoje é um dos queridinhos da equipe. Reboteiro de primeira qualidade, está melhorando seu arsenal ofensivo e seria ótimo coadjuvante num postulante ao anel. Todavia, assim como qualquer outro bom jogador que tenha Qualifying Offer no contrato, será difícil trazê-lo.

Foto: LaMarcus Aldridge

10. LaMarcus Aldridge
Contrato atual (no último ano): $15,2 mi em 2014-15
Status: agente livre em 2015-16
Idade ao final do contrato: 30 anos

Especialista em castigar o Spurs, LaMarcus Aldridge já terá 30 anos quando seu vínculo com o Portland Trail Blazers acabar. Atualmente, Aldridge é um dos melhores alas-pivôs da NBA – quiçá o melhor. Se mantiver o mesmo nível até 2015 será um reforço de peso.

Foto: Marc Gasol

11. Marc Gasol
Contrato atual (no último ano): $15,8 mi em 2014-15
Status: player option em 2014-15; agente livre em 2015-16
Idade ao final do contrato: 30 anos

Ótima presença defensiva, bom arsenal ofensivo e QI acima da média. A dúvida que fica é: Marc Gasol valerá $15,8 mi em 2015, quando tiver chegado à casa dos 30 anos? Difícil dizer, pois tudo depende do tempo de contrato. Por um vínculo de no máximo três temporadas acho que vale a pena sim. Por mais do que isso eu buscaria outras alternativas.

Foto: Roy Hibbert

12. Roy Hibbert
Contrato atual (no último ano): $15,5 mi em 2015-16
Status: player option em 2015-16; agente livre em 2016-17
Idade ao final do contrato: 29 anos

Defensivamente faz a diferença e no ataque tem suas qualidades, mas nada de outro mundo. Como o San Antonio Spurs já tem Tiago Splitter, que na retaguarda é capaz de marcar os principais pivôs da liga muito bem, creio que seria desperdício gastar uma fortuna em Roy Hibbert.

Foto: Joakim Noah

13. Joakim Noah 
Contrato atual (no último ano): $14,2 mi em 2015-16
Status: agente livre em 2015-16
Idade ao final do contrato: 30 anos

Joakim Noah recebe muito mais dinheiro do que merece (no meu ponto de vista, claro). Ainda assim, sua raça dentro de quadra é contagiante e ele é daqueles caras que todo mundo gosta de ter no time. Assim como inúmeros exemplos citados anteriormente, Noah terá 30 anos quando seu contrato terminar. Se hoje ele já é overpaid, imaginem em 2015.

3 Respostas para “Planejando o futuro

  1. Acho muito pouco provável que LeBron e Durant saiam de seus times. Seria fantástico o Davis ou o Thompson jogando pro Pop. LaMarcus tbm é um nome forte, encaixaria muito bem no sistema

  2. Kevin Love seria lindo, gosto muito dele, mas já li em algum lugar que ele sonha em jogar no Lakers por conta de um parente que é dos beach boys enfin, o ideal pra mim seria o Durant mas por conta até do estilo parecido com o do Duncan creio que ele fincará raízes em Oklahoma e tente fazer história por lá, se bem que nunca se sabe né, jogadores a moda antiga estão em extinção nessa nova era!

  3. È difícil eu ver os Spurs ir ao mercado trazer jogadores de peso, sempre conseguiu seus jogadores no draft, no time dos 6 jogadores “titulares” 5 foi draftado ou foi troca e o sexto que é Danny Green fez testes no spurs antes de ir pra o cavaliers, eu acho que apostas ainda será interna tem o letão Davis Bertans que será uma aposta Kawhi Leonard provavelmente assumirá o posto junto com Parker

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s