Clube dos 900

Gênio!

Gênio!

Com a vitória desta quarta-feira (20) sobre o Golden State Warriors, Gregg Popovich chegou ao seu triunfo de número 899 na carreira e se aproximou de um seleto grupo. O comandante do San Antonio Spurs está próximo de se tornar o 12º treinador da história a alcançar 900 vitórias.

Já disse isso antes. Pra mim ele é o melhor técnico da história porque conseguiu manter o mesmo sistema de jogo, com apenas alguns ajustes, por mais de 17 anos. Se você contar o tanto de atletas diferentes que passaram por lá, ele conseguiu inseri-los nesse sistema e ainda assim manteve altos níveis de sucesso, com quatro títulos conquistados – Rick Carlisle sobre Gregg Popovich.

Segundo estatística divulgada pelo site Spurs Nation, 134 jogadores passaram por San Antonio em todos esses anos. Um deles é Stephen Jackson, que já teve sérios problemas de relacionamento com outros treinadores.

O que separa o Pop dos demais é o jeito como ele se comunica. Há muitos técnicos que têm dificuldade para lidar com os atletas e ganhar o respeito deles, mas o grande lance sobre Popovich é que ele é um cara real – Stephen Jackson.

Para o argentino Manu Ginobili, o Coach Pop se diferencia por ser um estudioso do esporte.

Ele é muito claro ao explicar aos comandados o que precisa deles. Ele é um estudioso do jogo. Ele assiste, pensa, dedica tempo a isso e possui um grupo de assistentes qualificados ao seu lado – Manu Ginobili.

Gregg Popovich é realmente diferenciado, um cara que dentro de quadra toma algumas atitudes polêmicas, como o controverso hack-a-Shaq, mas que fora das quatro linhas parece ser ótima pessoa – falei mais sobre isso neste texto. Abaixo, você confere a lista dos 11 técnicos que ultrapassaram a barreira dos 900 triunfos:

Tabela: 900 vitórias de Gregg Popovich

Tabela atualizada até 16/03/2013

Como vocês podem perceber, o comandante texano tem o terceiro melhor aproveitamento entre os maiores treinadores da história da NBA. Esse número, inclusive, ainda vai aumentar. Sempre que perguntado, Popovich afirma que se aposentará junto com Tim Duncan, o que deve acontecer em, no máximo, três anos. Será que ele conseguirá alcançar Phil Jackson, quinto colocado com 1,155 vitórias?

3 Respostas para “Clube dos 900

  1. Improvável que alcance Jackson. Mas com certeza ele já é melhor que Phil, digo sem pestanejar. Jackson treinou Bulls de Jordan e Lakers. Digam o que quiser, mas é muito mais fácil treinar esses times que o Spurs, time de mercado pequeno que até hoje, sendo dominante na Liga há 15 anos, ainda assim sofre preconceito.
    Sensacional. É muito difícil comparar com um Red Auerbach, por exemplo, já que são época de uma Liga muito mais cheia de times e atletas, com tecnologia e estilos diferentes. Mas Pop é um gênio com certeza.

    • Tava comentando isso no Twitter… acho difícil comparar caras que chegam nesse patamar. A maioria desses técnicos da tabela foram/são gênios e merecem total respeito. Como acompanhei Pop mais de perto, fico com ele.

  2. Pingback: Noite de recordes | Destino Riverwalk·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s