O que há por trás do interesse em Greg Oden?

Foto: Greg Oden

Talento desperdiçado

Como noticiado pelo Project Spurs, o San Antonio Spurs estaria estudando a possibilidade de contratar o pivô Greg Oden. Além dele, a franquia texana acertou recentemente com o australiano Aron Baynes, destaque da Euroliga pelo KK Union Olimpija, da Eslovênia.

Esse interesse repentino em dois pivôs tem significado. Tudo indica que a diretoria alvinegra está se preparando para grandes mudanças em sua linha de frente. DeJuan Blair, todos sabem, está insatisfeito com o pouco tempo de quadra e deve ir embora ainda nesta temporada. Matt Bonner tem contrato vigente até 2014 e talvez continue no elenco, mas pode ser negociado se pintar algum cenário interessante.

Atualmente, apenas três gigantes vêm sendo utilizados com frequência por Gregg Popovich: Tim Duncan, Tiago Splitter e Boris Diaw. Timmy está à beira da aposentadoria e Splitter pode trocar de ares caso receba uma proposta tentadora ao final do ano. O francês é o único sossegado da lista, pois possui um vínculo financeiramente vantajoso e relativamente duradouro.

No meu ponto de vista, está mais do que na hora de mudar. DeJuan Blair se acomodou na reserva e nunca conseguiu repetir a excelente temporada de novato feita em 2009-10. Matt Bonner sempre ajudou, apesar de ser um jogador bastante limitado tecnicamente. Splitter, por fim, tem mostrado serviço e hoje é extremamente importante para o time. Será, no entanto, que vale a pena cobrir alguma oferta exorbitante por ele? Vale lembrar que o brasileiro possui uma qualifying offer em seu contrato, o que quer dizer que qualquer equipe poderá tentar seduzi-lo quando o ano acabar.

Trazer o pouco conhecido Aron Baynes e sondar o problemático Greg Oden soam como movimentos cautelosos. O australiano vinha se destacando no basquete europeu e é muito bem falado por quem o acompanha de perto. O caso de Oden é um pouco mais complexo. O pivô era endeusado no circuito universitário e foi a primeira escolha do Draft de 2007, à frente de Kevin Durant. Acontece que ele machucou o joelho uma dezena de vezes e viu sua carreira promissora ir por água abaixo. Particularmente, gostaria de vê-lo em San Antonio. Parece absurdo, mas Oden é talentoso e barato. Seria uma aposta de altíssimo risco, claro, mas o custo para nós seria baixo.

E vocês, o que acham?

Uma resposta para “O que há por trás do interesse em Greg Oden?

  1. Eu falei algo sobre lá no Spurs Brasil. Sinto-me tentado a rejeitar o Oden, mas nossa necessidade e a qualidade dele quando em condições me fazem pensar duas vezes. Gregg Popovich só o aceitaria caso o atleta demonstre vontade de trabalhar e de superar seus limites.
    Ele é alcoólatra em recuperação, e uma atmosfera de apoio e ajuda em San Antonio pode ajudar. Os profissionais do time, mais a direção de Pop e o apoio de jogadores cabeça como Duncan e Manu podem ajudar bastante o garoto. Na minha opinião, o maior problema dele é psicológico, e não físico.
    Se estiver disposto a ser campeão, jogador de time e não mais estrela, pode ajudar. Tem que aceitar a reserva, já que dificilmente o vejo jogando mais de 20 minutos mesmo quando estiver totalmente “recuperado” dos problemas nos joelhos.

    Teríamos que pagar pra ver.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s