A nova torre

Brasileiro está em alta em San Antonio

Brasileiro está em alta em San Antonio

Tiago Splitter chegou a San Antonio cercado de expectativas. Todos esperavam que o melhor jogador da Europa reeditasse ao lado de Tim Duncan as Torres Gêmeas, apelido dado à dupla formada por Duncan e David Robinson em referência aos prédios derrubados em Manhattan no ataque terrorista de 2001.

Acontece que o pivô demorou a decolar. Até ganhar uma sequência de jogos decente, Splitter se machucou, sofreu para pegar ritmo e para se adaptar ao esquema da equipe, se lesionou de novo e nunca conseguiu deslanchar. Nesta temporada, o brazuca finalmente vem tendo o que tanto sonhava: tempo para trabalhar e nenhuma adversidade.

Recentemente, o catarinense desbancou DeJuan Blair e assumiu o posto de titular. Segundo Gregg Popovich, essa é uma forma de premiá-lo pelo excelente desempenho. No mês de dezembro, Tiago tem médias 11,3 pontos e 5,7 rebotes, além de impressionantes 64,5% de aproveitamento nos tiros de quadra.

Você sempre quer jogar e dar o seu melhor. Sim, eu esperava que a titularidade viesse um dia.

Dupla de sucesso!

Dupla de sucesso!

Reproduzidas pelo site norte-americano Spurs Nation, as palavras de Splitter esbanjam confiança – e o brasileiro tem motivos de sobra para estar de bem com a  vida.

Tiago está jogando bem e ganhou a vaga de titular. O que você vê dentro das quatro linhas é o que ele tem feito em toda a sua carreira. Uma pena que ele tenha se machucado tanto desde que o trouxemos. Ele nunca teve tempo suficiente para se acostumar ao nosso sistema.

As frases acima foram de Gregg Popovich. Elas foram corroboradas por ninguém menos que Tim Duncan, o grande líder do time.

Seu tamanho obviamente é bom para nós. Ele está atuando com confiança. Vamos ver se o treinador continuará apostando nele.

Há quem duvide, mas parece que a hora de Tiago Splitter finalmente chegou. Vale lembrar que o brazuca está em seu último ano de contrato (possui uma Qualifying Offer em 2013-14). Seria muito legal se ele renovasse e seguisse em San Antonio por mais alguns anos. Será que ele renova? O que vocês acham?

4 Respostas para “A nova torre

  1. A menos que seja absolutamente vantajoso para as duas partes um negócio de troca, seja agora seja via sign-and-trade, tenho plena confiança que o Tiago fica em San Antonio.
    Se quiser se desenvolver como jogador de NBA, não tem outro time melhor pra ele do que o Spurs. Enquanto alguns pagam a bagatela de 100 mil dólares por ano pra ter aulas com o Prof. Olajuwon, casos de Dwight Howard, LeBron James e Amare Stoudemire, por exemplo, o Tiago tem em San Antonio um dos melhores pivôs de todos os tempos ali, treinando e esbanjando técnica todo dia ao seu lado. O Spurs tem disparado o time mais entrosado e inteligente da NBA. Plano tático definido, tima sabe o que e como jogar. Uma partida do Spurs é uma aula de basquete pra quem está assistindo, imagina ali em quadra particiando ou no banco observando de perto a dinâmica do jogo e ouvindo os comentários do coach Pop e seus auxiliares.
    Em outros times o Splitter seria um pivô dominante, beirando os 40 minutos, 10 rebotes e 20 pontos por jogo, mas sua evolução técnica e tática (principalmente tática) seria incomparavelmente mais lenta. Não acho que valeria a pena. E se ele continuar evoluindo ao ponto de se tornar esse jogador, com esses números, sem sair de San Antonio, ele terá conquistado definitivamente um lugar em nossos corações e será digno de ter sua camisa aposentada ao lado dos nossos gênios, como Iceman, o Almirante e o futuro Big 3. Seria sem dúvida uma grande honra.

    • Eu só tenho um pouco de medo que alguma equipe, tendo em vista a carência de pivôs, ofereça uma quantia absurda de dinheiro pra ele. Se alguma franquia oferece seus 10K pro Tiago, fica impossível cumprir por parte do Spurs e impossível negar a oferta por parte do atleta.

      • Verdade. É possível, mas se ele continuar crescendo e mantiver o bom ritmo nos playoffs, talvez valha a pena brigar por ele. Pena que o cap não suportaria. Tomara que ninguém se atreva.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s