Stern é um babaca!

Falsidade, a gente vê por aqui...

Falsidade, a gente vê por aqui…

Caros colegas do blog. Estou abismado com tanta boçalidade que andei lendo por aí sobre o caso Popovich-Stern. Para quem está meio por fora do assunto, aqui vai um breve resumo:

San Antonio Spurs e Miami Heat fariam quinta-feira (29) um dos jogos mais aguardados desse começo de temporada. Antes da partida, no entanto, Gregg Popovich despachou Tim Duncan, Tony Parker, Manu Ginobili e Danny Green de volta para o Texas sob a justificativa de que eles precisavam de descanso. Ao ser comunicado da atitude, o comissário da NBA, David Stern, veio a público dizendo que puniria o Spurs pelo ocorrido.

Para quem tem memória curta, Stern é o mesmo acéfalo que em 2005 impôs um código de vestimenta aos jogadores. O objetivo da medida era obrigar os atletas a se vestirem com roupas executivas casuais e proibir os trajes mais à vontade, vamos assim dizer. Preconceito puro, ignorante e nojento, mas essa é outra história.

Ao punir o San Antonio Spurs em 250 mil dólares (quantia irrisória) por poupar peças importantes, o mandachuva da NBA mostra novamente sua face ditatorial. Pergunto: qual é o mal de um treinador preservar jogadores pensando no melhor para o próprio time? Os texanos vinham numa sequência desgastante de cinco embates em sete noites e certamente estavam fatigados. Ninguém precisa recordar que Duncan, Parker e Ginobili têm uma idade avançada. E se algum deles se machuca? Stern vai fazer a mágica da cura instantaneamente?

Dois anos atrás, quando Popovich colocou os titulares até o final da temporada e acabou perdendo o argentino Manu Ginobili durante boa parte da trágica série contra o Memphis Grizzlies, o técnico também foi severamente criticado. Na oportunidade, a grande massa entendida de basquete clamava para que ele poupasse os atletas nos duelos derradeiros da fase regular. Mas pera lá: se poupar naquela época era considerado certo, porque agora está errado? Acho que falta um pouco de coerência aí…

Há os que alegam que o maquiavélico treinador esvaziou o confronto que seria televisionado para todo o território norte-americano. E os pobrezinhos que compraram ingresso para o jogo? Ó meu Deus! Popovich é mesmo um cara sacana, né? Compreendo que há muita gente que o odeia por se tratar de um cara polêmico, mas há tanto exagero nessa história, mas tanto exagero, que chega a ser ridículo tamanho nhenhenhém por nada. O que falar dos times que perdem propositalmente para tentar pegar a primeira escolha do Draft? E aqueles que se autoboicotam pensando em fugir de adversário X ou Y no chaveamento da pós-temporada? Nesse caso tudo bem? É permitido? Cadê vocês, moralistas da bola laranja?

A principal liga de basquete do planeta virou um circo dos horrores do moralismo há muito tempo. David Stern, homem acima do bem e do mal, obriga suas estrelas a se comportarem como verdadeiros cordeirinhos dentro e fora das quatro linhas. Qualquer coisinha é passível de multa, advertência, uma chatice só. Quando surge alguém que bate de frente, como Gregg Popovich, os facínoras agem rápido para impedir novos focos insurgentes. Estamos vivendo uma ditadura e ninguém está nem aí. Passar por cima das regras é sim um ato ditatorial e preocupante. Pena que ainda existam pessoas que aplaudam de pé esse tipo de atitude. Enquanto elas existirem, o descerebrado Stern continuará com seus mandos e desmandos.

5 Respostas para “Stern é um babaca!

  1. Indignado com tudo isso. Quaase vencemos com os reservas, e mesmo se tivessemos sido massacrados, o que ele tem haver com isso? O Pop faz o que ele achar melhor para o time. Fora Stern!!

  2. Pingback: Análise do mês: janeiro | Destino Riverwalk·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s