Novo papel, mais responsabilidade

Leonard ganhou novas responsabilidades nesta segunda temporada

Quem me acompanha desde o Spurs Brasil sabe que eu sou um grande admirador de Kawhi Leonard. Além de ser um defensor brilhante, o ala é inteligente e tem bastante potencial ofensivo. Gregg Popovich enxergou esse talento rapidamente e logo tratou de dar mais espaço ao garoto também no ataque. Durante a Summer League de Las Vegas, Leonard foi dominante e mostrou perfil para assumir um papel maior nesta temporada.

Nos oito jogos disputados até aqui, o camisa 2 está claramente mais participativo e apresentou uma ligeira melhora em quesitos como pontos, roubos de bola e assistências, além de um aproveitamento surreal de 93,8% nos arremessos livres. Com médias de 9,9 pontos e cinco rebotes por noite, Kawhi ainda tem muito a melhorar, embora já seja uma ameaça e tanto aos adversários.

Na partida da última terça-feira (13) contra o Los Angeles Lakers, Leonard teve um desempenho apenas razoável, mas foi fundamental no período derradeiro, marcando pontos, dando o passe que rendeu a cesta da vitória ao San Antonio Spurs e evitando que a última bola chegasse a Kobe Bryant.

Como qualquer outro atleta jovem, no entanto, o ala tem seus pontos de melhora. O tiro de longa distância, por exemplo, ainda precisa de uns retoques. Nessas oito primeiras partidas, Kawhi registrou uma queda de 6% em seu arremesso de três pontos (de 37,6% para 31,6%) e estagnou em fundamentos como rebotes (de 5,1 para 5,0) e tocos (de 0,4 para 0,3). Isso está longe de ser uma crítica, vale dizer, até porque a temporada mal começou. Leonard só está tentando se adaptar ao seu novo papel, como define o próprio treinador.

Pop dá dicas ao pupilo…

Ele vem lutando para encontrar seu espaço na hierarquia. Quando arremessar, quando passar, essas coisas decidem jogos quando se tem a bola. Queremos que ele seja agressivo, descubra as coisas, infiltre, só assim ele vai aprender a decidir. Kawhi tem feito isso e a sabedoria de suas escolhas está começando a aparecer.

Popovich está mais do que certo. Leonard é, sobretudo, um garoto recém-saído da universidade e merece toda a paciência do mundo nesse comecinho empolgante de carreira. Empolgante, aliás, é uma excelente palavra para definir o que ele tem feito pela franquia texana. Basta observar o vídeo abaixo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s