A bonita história de Bo McCalebb

Pena que o elenco do Spurs está entupido de armadores…

Na segunda-feira (23), o Spurs Nation publicou uma matéria informando que o San Antonio Spurs estaria interessado no norte-americano naturalizado macedônio Bo McCalebb. A primeira coisa que pensei ao ler a notícia foi: mais um armador? Pra quê? Depois fui atrás de alguns detalhes sobre o jogador e verifiquei que ele tem uma história bem legal no basquete. Conto a seguir:

Oriundo da Universidade de New Orleans, McCalebb atuou por quatro anos na NCAA e foi um dos destaques da equipe. Em sua última temporada, o ainda garoto obteve médias de 23,2 pontos, 4,5 rebotes e 3,1 assistências por noite. O bom desempenho, no entanto, foi insuficiente para que ele conseguisse uma vaga no melhor basquete do mundo (talvez por sua altura, apenas 1,81m).

Sem alternativas, McCalebb fez o que muitos atletas de hoje em dia fazem ao serem recusados pela NBA: migrou para a Europa. No Velho Continente, o armador continuou fazendo sucesso nas passagens pelos clubes Mersin (Turquia), Partizan Belgrado (Sérvia) e Montepaschi Siena (Itália) – seu time atual. A glória, contudo, só veio definitivamente em 2o10, quando ele foi convidado a se naturalizar macedônio.

“Eu estava na Sérvia quando recebi o telefonema dos macedônios – eles queriam que eu atuasse por lá”, explicou o jogador em entrevista concedida ao New York Times. “Eu nem perguntei nada, só peguei um voo para Skopje (capital do país) no dia seguinte. Para ser honesto, agora me sinto como um deles”, completou.

E McCalebb tem motivos de sobra para isso. Foram apenas três campeonatos disputados pela Macedônia, o suficiente para torná-lo uma celebridade local. Logo de cara, o armador foi o principal responsável por levar o pequeno país à Eurobasket 2011, o Campeonato Europeu de basquete. Na oportunidade, ele liderou a equipe no qualificatório continental com expressivas médias de 23,5 pontos, 3,8 rebotes e 3,2 assistências por noite.

O melhor, todavia, ainda estava por vir. Bo McCalebb, ou Borche McCalebbovski, como passou a ser chamado no idioma local, comandou a Macedônia a uma campanha inédita na Eurobasket 2011 (confira os vídeos no pé do texto). Mesmo com um time limitado, o país chegou às semifinais do torneio ao derrubar forças do continente, como Croácia, Grécia, Eslovênia e Lituânia, dona da casa.

Na semifinal, os macedônios fizeram um jogo duro contra a Espanha, mas foram derrotados por 92 a 80. Na briga pelo terceiro lugar, diante da Rússia, novo revés, desta vez por 72 a 68.

O resultado final acabou sendo o menos importante. Ver a Macedônia passar por cima das principais potências europeias foi histórico, daquelas coisas que só o basquete proporciona. McCalebb, por sua vez, foi escolhido para o quinteto ideal do campeonato após registrar médias de 21,4 pontos, 3,1 rebotes e 3,7 assistências por partida e voltou para o seu segundo país como um heroi nacional.

É verdade que o elenco do San Antonio Spurs já está entupido de armadores, mas seria muito legal poder contar com alguém com uma história de vida dessas…

Foto: Bo McCalebb

Nota – A Macedônia está fora das Olimpíadas de Londres após disputar o qualificatório mundial. Nas quartas-de-final, os europeus foram vencidos pela República Dominicana por 86 a 76. Em três jogos, Bo McCalebb se destacou novamente, com médias de 26,3 pontos, 2,3 rebotes e seis assistências.

Atualizado em 25/07/2012 – O armador acertou recentemente sua ida para o Fenerbahce, da Turquia. Confira os detalhes no Spurs Brasil.

4 Respostas para “A bonita história de Bo McCalebb

    • Acho difícil que ele venha, cara, mas que ele tem uma história bem legal, isso tem! hahaha

    • Verdade, sem falar que ele é muito baixo. Quem sabe outro time da NBA não se interesse…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s