Fim do charme? NBA terá uniformes patrocinados

O pessoal em Boston ficou triste com a notícia…

Uma péssima notícia para quem curte a beleza dos uniformes da NBA. Segundo reportagem da Revista Veja, um acordo entre as franquias e o comissário David Stern liberou as equipes para buscarem patrocinadores a partir da temporada 2013-14.

Para piorar, as vestimentas que compramos nas lojas também devem estampar as logomarcas das empresas. “Achamos que as franquias precisariam de um tempo para vender o espaço na camisa e para que o fornecedor fabrique o uniforme, pois o patrocínio também apareceria nas camisetas vendidas em lojas”, explicou o manda-chuva do basquete norte-americano.

Tudo bem que ela ajuda, mas olha como fica feio o uniforme patrocinado…

Será difícil se adaptar a essa nova realidade, já que há 66 anos a NBA mantém o mesmo estilo. No entanto, o lucro sempre fala mais alto. De acordo com Stern, a mudança deverá gerar uma receita extra de US$ 100 mi. Na liga profissional feminina, a WNBA, o modelo patrocinado entrou em vigência em 2009.

A dúvida que fica, contudo, é a seguinte: na WNBA, os nomes das equipes foram substituídos pelos patrocinadores. Será que a NBA vai seguir pelo mesmo caminho? Imaginem só a lendária camisa do Boston Celtics com uma logomarca estampada no lugar do Celtics? Feio, né?

Esse é o meu grande medo, mas, ao que parece, os detalhes do acordo seguem em segredo, ou nem sequer foram definidos ainda. Uma coisa eu tenho certeza: apesar da lucratividade, a iniciativa será um tiro no pé do ponto de vista de marketing. Quem concorda?

Atualizado – Dei uma procurada mais à fundo na internet e, pelo visto, o espaço para o patrocínio será reduzido, ao contrário do que acontece no basquete feminino. Segundo Adam Silver, braço-direito de David Stern, os logos devem ocupar as laterais das camisetas e devem medir cerca sete centímetros. Encontrei um exemplo e o resultado, se for esse mesmo, é pior do que eu imaginava. Dá uma olhada: 

6 Respostas para “Fim do charme? NBA terá uniformes patrocinados

  1. Essa é uma péssima notícia. Os uniformes são tradicionais e fazem da simplicidade sua beleza. Daqui a pouco vai ter time mudando de cores por causa do patrocinador. Uma pena.

    Um adendo: cara, o seu blog tem o nome mais bonito que eu já vi. Sério. Grande sacada. Hehehehehe.

    Abração.

    • Valeu Rafa; fico feliz por você ter acessado e concordo plenamente contigo.

      Dei uma atualizada no texto. Pelo visto, os logos devem ser pequenos e nas laterais das camisetas. É ruim, mas poderia ser pior…

      Abraçoos!

  2. Numa Liga onde as cifras vem em primeiro lugar, isso até que demorou a acontecer!!!

    Querendo ou não, com a crise batendo a porta de todo mundo, isso dá uma aliviada no bolso dos donos de franquia.

    A NBA não consegue arrecadar tanta grana como a NFL ou a MLB, então nada mais é que um recurso.

    Mas pra mim, que ainda gosto dessa coisa “romântica” no esporte, é o fim de uma era.

    • Concordo.

      Perde toda a graça, ainda mais se ficar feia que nem ficou essa camisa modelo do Knicks.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s