5 motivos para depositar fichas em Kawhi Leonard

Vaughn liberou Leonard para arremessar o quanto quiser na Summer League

O San Antonio Spurs fez uma loucura pelo ala Kawhi Leonard. Para conseguir recrutá-lo, a diretoria texana teve que deixar um dos queridinhos da torcida, o armador George Hill, ir embora. A aposta foi bastante criticada à princípio, mas no final das contas acabou dando certo e todo mundo ficou satisfeito.

Eu defendi o esforço de R.C. Buford e Gregg Popovich desde o começo e explico o porquê. Por mais que Hill fosse ótimo, ele era a única moeda de troca realmente valiosa e negociável do elenco. Além disso, o Spurs estava precisando de alguém que fosse capaz de marcar pontuadores mais altos, como Kevin Durant, algo que George Hill nunca conseguiu fazer mesmo sendo um bom defensor.

Depois de uma temporada completa,  Leonard parece ser o novo xodó dos texanos. Em duas partidas disputadas na Summer League de Las Vegas, o ala deitou e rolou sobre a garotada. Com o sinal verde do treinador Jacque Vaughn para arremessar mais de 20 bolas por noite, Kawhi tem se destacado. Há motivos de sobra para depositarmos muitas fichas nessa jogador – e exponho os cinco principais abaixo.

Perfil

Kawhi Leonard tem a cara do San Antonio Spurs. Alguns, inclusive, comparam seu perfil introspectivo a ninguém menos do que Tim Duncan. Se dentro de quadra o garoto ainda precisa suar muito para poder ser comparado ao camisa 21, fora dela Leonard e Timmy têm muito incomum. Ambos falam pouco, esbanjam humildade e dificilmente abrem um sorriso. Em entrevista concedida durante os playoffs da última temporada, Duncan revelou que o ala raramente se empolga e que é ainda mais calmo do que ele. Difícil de acreditar, né?

Kawhi fez Kevin Durant suar a camisa

Destemido

Muitos jogadores sentiram o peso da final da Conferência Oeste contra o Oklahoma City Thunder. Atletas como Danny Green, Tiago Splitter e Boris Diaw, que tinham ido muito bem contra Utah Jazz e Los Angeles Clippers, simplesmente desapareceram diante de Kevin Durant e companhia. Leonard, por outro lado, foi um dos nomes mais ativos do Spurs, com médias de 8,8 pontos e 7,3 rebotes por noite, além de um aproveitamento de quase 45% nos arremessos de longa distância.

Defesa

A fama de bom defensor conquistada durante os anos de basquete universitário foi preponderante para que os dirigentes texanos investissem tanto em Kawhi Leonard. Para a alegria dos engravatados, o ala justificou o investimento e mostrou um potencial defensivo invejável, tanto que chegou a ser comparado por Gregg Popovich a ninguém menos do que Bruce Bowen, um dos melhores marcadores da história do San Antonio Spurs.

Vamos pegar como exemplo Kevin Durant. O astro do Oklahoma City Thunder teve seu quinto pior desempenho na temporada regular quando enfrentou o Spurs. Em três oportunidades, o camisa 35 fez, em média, 22,7 pontos, com 46,8% de aproveitamento nos tiros de quadra. Para efeito comparativo, Durant, no geral, registrou 28 pontos de média com quase 50% de bolas convertidas. Dos quatro times à frente dos texanos nessa lista, apenas o Utah Jazz fez mais de um jogo contra os comandados de Scott Brooks (três, no total). As outras três equipes, New Jersey Nets, Detroit Pistons e Milwaukee Bucks, duelaram uma única vez com o melhor time da Conferência Oeste.

Arremesso

Logo nas primeiras partidas de Kawhi Leonard em San Antonio observei um marcador exemplar, mas com dificuldades no setor ofensivo. Nos seus quatro primeiros jogos, ele aproveitou apenas 37,5% dos arremessos. Daí por diante, no entanto, o garoto teve um aprendizado rápido e encontrou seu espaço ao se especializar nos tiros da zona morta (mais um motivo para compará-lo a Bruce Bowen). É claro que ele ainda precisa melhorar nesse quesito, mas dá pra ficar bem animado com sua primeira temporada. Observe no quadro abaixo como ele evoluiu mês a mês em 2011-12.

Tabela - Kawhi Leonard

Franchise player

Na Summer League deste ano (o evento foi cancelado em 2011 devido à greve da NBA), o camisa 2 disputou apenas duas partidas e já fez o suficiente para os técnicos concluírem que ele está alguns níveis acima do restante dos garotos. Atuando como principal referência ofensiva do ataque texano, Leonard registrou médias de 25 pontos, seis rebotes e três assistências (47,2% de aproveitamento nos arremessos) nos confrontos contra Atlanta Hawks e Los Angeles Lakers e se deu muito bem no comando da equipe, mostrando um perfil de liderança ainda desconhecido pelos torcedores.

Ao liberá-lo para arriscar 20-25 chutes por noite, Gregg Popovich, por intermédio de Jacque Vaughn, queria testar se o ala estava pronto para alçar voos maiores – e ele passou na prova com louvor. Durante o torneio, Kawhi Leonard apresentou uma desenvoltura incrível ao criar seu próprio arremesso e infiltrar nas defesas adversárias. É claro que ainda é cedo para afirmar que ele será nosso franchise player após as aposentadorias de Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker, mas o garoto está no caminho certo e tem tudo para se tornar, pelo menos, o próximo grande ídolo do San Antonio Spurs. Alguém aí duvida? 

Futuro franchise player?

12 Respostas para “5 motivos para depositar fichas em Kawhi Leonard

  1. Pingback: Sobe e desce: análise do Spurs na Summer League | Destino Riverwalk·

  2. Pingback: Novo papel, mais responsabilidade | Destino Riverwalk·

  3. Pingback: Pontaria calibrada | Destino Riverwalk·

  4. Pingback: Roubando a cena | Destino Riverwalk·

  5. Pingback: Prodígio texano | Destino Riverwalk·

  6. Pingback: 15 anos de glórias e perdas em vídeos | Destino Riverwalk·

  7. Pingback: O futuro do Spurs está em Kawhi Leonard? | Giro do Basquete·

  8. Pingback: Como Leonard se encaixa no futuro próximo do Spurs | Spurs Brasil·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s