Um pouco sobre Nando De Colo

Novo destaque do Spurs?

Novo destaque do Spurs?

O San Antonio Spurs está bem perto de anunciar seu primeiro reforço para a temporada 2012-13 da NBA. Trata-se do francês Nando De Colo, recrutado na segunda rodada do Draft de 2009.

De Colo rescindiu seu contrato com o Valência, clube que defendia na Espanha, e já esteve em San Antonio para realizar testes físicos e médicos, o que indica que ele realmente deverá acertar com a franquia texana.

Em meio a tantos rumores, vocês realmente sabem quem é esse jogador? Foi pensando nisso que eu resolvi escrever um pouco sobre ele. Quem é Nando De Colo? O que ele fez de bom nos últimos anos?

Jogador ganhou destaque na Europa com a camisa do Valência

Bem, vamos começar obviamente pelo começo. O ala-armador fez sua estreia profissional em 2006, vestindo a camisa do clube francês Cholet Basket. Em pouco mais de três anos, Nando ajudou a equipe a conquistar a Semaine des As, um pequeno torneio envolvendo os melhores times do ano, e a chegar às finais da Copa da França e da Eurochallenge – terceiro principal campeonato europeu de clubes.

Ao longo desses três anos, De Colo fez o suficiente para despertar o interesse do Valência, que o contratou em 2009 após vê-lo ser MVP da Liga Francesa. Na Espanha, o jogador continuou indo muito bem e logo em sua primeira temporada ajudou o clube a vencer o título da Eurocup – segundo principal campeonato europeu. Depois disso, Nando viu seu time ser vice da Supercopa da Espanha, na temporada 2010-2011, e vice novamente na Eurocup deste ano.

Em 2o11-12, o francês obteve médias de 15,4 pontos, 2,9 assistências e 2,6 rebotes por partida durante a Liga Endesa, além de um aproveitamento de 46,2% nos tiros de quadra e 36% nos arremessos de três pontos. Na Eurocup, suas médias foram um pouco mais baixas – 11,3 pontos e 3,7 assistências por noite.

De Colo também tem um histórico de respeito na equipe nacional francesa. Sua saga com a camisa azul e vermelha começou em 2007. No Europeu sub-20 daquele ano, ele foi o destaque da França com expressivas médias de 17,9 pontos, quatro rebotes e 3,4 assistências por jogo.

Dois anos depois, em 2009, Nando faria seu debute entre os profissionais. Sem se intimidar pelo fato de jogar o principal torneio europeu de países, a Eurobasket, o jogador fez bonito ao registrar 7,3 pontos, 1,9 rebote e 1,2 assistência por partida.

De lá para cá, De Colo ainda participou do Mundial de 2010, disputado na Turquia (8,8 pontos e 2,2 assistências), e do vice-campeonato francês na Eurobasket 2011 (6,5 pontos e 2,1 rebotes).

Trata-se de um atleta que, apesar da pouca idade (apenas 25 anos), já tem uma grande experiência e pode se encaixar muito bem em San Antonio. Nando De Colo é um combo guard, ou seja, pode atuar de armador ou de ala-armador dependendo do plano de jogo de Gregg Popovich. No Texas, ele provavelmente viria do banco como alternativa para Manu Ginobili ou Danny Green, mas também poderia substituir Tony Parker no comando da equipe – bem melhor do que Gary Neal, diga-se de passagem.

Além de pontuar bem, De Colo tem boa qualidade de passe

Além de pontuar bem, De Colo tem boa qualidade de passe

É difícil analisar agora, sendo que o Spurs ainda nem renovou com Danny Green e Patrick Mills, jogadores que devem disputar tempo de quadra com o francês, mas é inegável que De Colo será um reforço e tanto para a próxima temporada.

Melhores momentos – Eurobasket 2011

Melhores momentos – Eurocup 2009-10

8 Respostas para “Um pouco sobre Nando De Colo

  1. Pingback: De Colo, Diaw, Duncan, Green, Mills e quem mais? | Destino Riverwalk·

  2. Pingback: Um excelente começo… | Destino Riverwalk·

  3. Pingback: Leonard e Neal no estaleiro | Destino Riverwalk·

  4. Pingback: De Colo deveria ficar mais tempo na D-League? | Destino Riverwalk·

  5. Pingback: De Colo deveria ficar mais tempo na D-League? | Destino Riverwalk·

  6. Pingback: Nando De Colo tem futuro em San Antonio? | Destino Riverwalk·

  7. Pingback: Vítimas do sistema | Destino Riverwalk·

  8. Pingback: Bem servidos | Destino Riverwalk·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s